sábado, 11 de abril de 2009

Ovos de páscoa têm índices de gordura e açúcar superiores ao recomendado, aponta Pro Teste

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - A maioria dos ovos de páscoa comercializados nas grandes redes varejistas do país apresenta, em cada porção (25 gramas), teores de gordura e de açúcar superiores a 20% do limite diário considerado saudável. A constatação faz parte de uma pesquisa realizada por uma equipe de nutricionistas da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste).

Ao todo, foram avaliadas 30 marcas – 13 infantis e 17 voltada aos adultos - dos principais fabricantes do produto. Em todos os ovos, foram encontrados índices acima do previsto. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, no caso dos adultos, o consumo diário de até 50 gramas de açúcar. Já para as crianças de até três anos, o ideal é que sejam consumidos no máximo 14 gramas por dia.

Segundo a nutricionista da Pro Teste, Manuela Dias, o objetivo da análise é alertar principalmente os pais sobre a necessidade de controlar o consumo dos chocolates nessa época do ano.

“Não é preciso proibir a criança de comer ovo de páscoa, mas os pais devem estar atentos para evitar exageros. Um ovo de páscoa tem, em média, 150 gramas. Se a criança comer tudo de uma só vez estará ingerindo uma quantidade de açúcar e de gordura muito superior ao que ela precisa e isso pode gerar problemas de saúde a médio e longo prazos”, afirmou.

“Hoje, os fabricantes podem adicionar aos ovos o quanto quiserem desses elementos de modo a torná-los mais atrativos aos consumidores. Esse parâmetro é importante em produtos como o chocolate”, defendeu.

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os ovos produzidos por suas associadas seguem todos os padrões de qualidade e segurança alimentar aplicáveis ao setor. Além disso, a entidade argumenta que os produtos indicam, com clareza e exatidão, a sua respectiva lista de ingredientes e composição nutricional e que devem, como qualquer outro alimento, ser consumidos como parte de uma dieta balanceada.

RJ-196: vala aberta na pista transforma-se em cilada para motoristas no trecho São Francisco a Santa Clara

Perigo na pista.

Moradores abriram uma cratera na pista. No local não há sinalização.

Moradores que residem numa rua de acesso a Estrada RJ-196, que liga São Francisco a praia de Santa Clara, próximo à conhecida “curva da volta da figueira” decidiram abrir uma vala na pista. Cansados de apelarem para o DER – Departamento de Estradas de Rodagem e para a prefeitura, os moradores reivindicam a construção de galerias pluviais. Durante o período de chuvas, o local transforma-se em um “piscinão”. “As águas ficam represadas e ninguém pode sair de casa, só os que possuem carros”, disse uma moradora. O DER informou que nenhum morador pode abrir valas em asfalto e indagou: se acontece um acidente de quem é a responsabilidade? A vala foi aberta justamente no período do feriado prolongado da semana santa quando ocorre intenso movimento de turistas em direção as praias. Não há nenhuma sinalização no local. Vários motoristas estão reclamando, principalmente os motociclistas. As imagens feitas pelo Blog chamam atenção para que alguma providência seja tomada. Do jeito que está é que não pode ficar.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Petrobras esclarece sobre royalties

Foto divulgação.


A respeito do pagamento e distribuição de recursos de royalties e participações especiais a Petrobras esclarece que:

A legislação brasileira obriga o concessionário produtor de petróleo e gás no Brasil a pagar uma indenização de lavra à União, Estados e Municípios, denominada legalmente de Participações Governamentais (PGs) que envolve o pagamento de Royalties, mensais, e Participações Especiais, trimestralmente, que são calculadas em função do volume de petróleo e gás produzidos. A Lei 7990/89, o decreto 01/91, a Lei 9478/97 (Lei do Petróleo), através do decreto 2705 e das portarias da ANP estabelecem as regras para o pagamento das chamadas participações governamentais e sua distribuição. Isto envolve o pagamento de royalties (mensais) e participações especiais (trimestrais), levando-se em conta o volume produzido e a localização das instalações. A Petrobras não determina os Estados e Municípios beneficiários dos recursos de royalties e participações especiais e não faz pagamentos diretamente a esses beneficiários. Como todas as demais concessionárias produtoras de petróleo e gás no Brasil informa à ANP as coordenadas geográficas de suas instalações (poços, plataformas e estações coletoras). A partir destes dados, a ANP consulta o IBGE que com base em seus parâmetros técnicos informe onde estas instalações estão localizadas. Com esta informação a ANP aplica a legislação e realiza a distribuição destes recursos.

Os valores das participações governamentais devidas são calculados com base no preço da corrente do petróleo produzido pelo concessionário, estabelecido pela ANP, com referência na cotação internacional do petróleo que possua características mais semelhantes ao que foi produzido pelo concessionário.

Com base no preço, na produção realizada e na alíquota de royalties de cada concessão, a Petrobras calcula e efetua os pagamentos desta compensação diretamente à Secretaria do Tesouro Nacional - STN. Cabe exclusivamente à ANP o processo de distribuição à União, Estados e Municípios dos recursos arrecadados, tendo como base o previsto nas leis citadas acima. Vale ressaltar que não somente municípios que tenham poços produtores em seus limites têm direito a estes recursos. Municípios que contenham instalações de apoio à produção também fazem juz a uma parte destes recursos.

Reunião sobre segurança pública transferida para dia 15

Foi transferida para o próximo dia 15 de abril, quarta-feira, a reunião cuja finalidade é reativar o Conselho Comunitário de Segurança Pública do município. A reunião será no auditório do Legislativo sanfranciscano às 15 horas com participação das associações de moradores, clubes de serviço, maçonaria e Ongs do município. A comunidade também está convidada a participar. Estarão presentes autoridades políticas e da área de segurança.

Homem de Gargaú leva cinco tiros e chega morto ao Hospital Manoel Carola

Morador no bairro conhecido por Barra Velha, na área do litoral da praia de Gargaú, Ruy Noronha Neto, 57, foi morto a tiros hoje, 10-04, por volta das 17 horas. Segundo informações de populares, Ruy Noronha Neto teria sido baleado com cinco tiros. Socorrido por uma viatura da PM, Ruy chegou morto ao Hospital em Ponto de Cacimbas, segundo constatou o médico de plantão. A corpo de Ruy Noronha está no Hospital Manoel Carola aguardando a chegada do rabecão do IML de Campos.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Comissão do Senado acaba com prisão especial para quem tem curso superior

Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem (8) projeto de lei que extingue a prisão especial para pessoas que tenham concluído curso superior. Como foi aprovado em caráter terminativo, o projeto de lei será agora analisado pela Câmara dos Deputados, exceto se houver recurso para sua apreciação também pelo plenário do Senado.

Pela proposta do senador Expedito Júnior (PR-RO), o privilégio da prisão especial será restringido aos militares. Neste caso, o projeto abre uma brecha para que, em última instância, o juiz estabeleça a prisão especial, caso julgue necessário.

O projeto de lei mantém, no entanto, o direito a prisão especial para ministros, governadores e secretários estaduais, prefeitos, vereadores e chefes de polícia. Também são privilegiados por este foro parlamentares, magistrados e oficiais das Forças Armadas.

Semana Santa em SFI com programação em dose dupla

Fotos Flori Fernandes

A semana santa em São Francisco de Itabapoana será comemorada com uma grande festa religiosa. Em Imburi e no Centro da cidade atores amadores interpretam a paixão de Cristo. A festa em Imburi começa nesta sexta-feira (10), com uma celebração solene às 15h, na igreja de São Jorge. A encenação da paixão, morte e ressurreição de Cristo está marcada para ás 18h:30m, na rua principal da comunidade.

Já no centro da cidade, na Praça dos Três Poderes, nesta sexta-feira (10), às 18h começará a 1ª Fecoarte – Feira de Comércio e Artesanato. A feira foi organizada pela secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) e a paróquia São Francisco de Paula. À noite, ás 20 h, no palco principal da feira, será encenada a paixão de Cristo pelo grupo da igreja Nossa Senhora Aparecida, de Campos. No sábado, às 20h, haverá apresentação de dança das igrejas evangélicas.


Fecoarte


De acordo com os organizadores do evento o objetivo é integrar estes segmentos e promover, através da feira, a comercialização das obras artesanais produzidas no município e ainda produtos do comércio em geral. Haverá artigos com até 50% de desconto.

Paralelo a feira, o evento contará com uma programação de shows que prevê as apresentações dos músicos Bruno Merlo e de Nil Moraes, ambos de MPB. Durante o evento haverá uma praça de alimentação com pratos típicos e um playground com recreadora infantil. A 1ª Fecoarte prossegue até este domingo (12).

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Segurança pública será tema de debate na Câmara Municipal de SFI

Com a coordenação do Conselho de Segurança Pública de Campos, haverá uma reunião nesta quinta-feira, 09-04, com o objetivo de reativar o Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana e, também, debater a segurança no município. A reunião será no auditório do Legislativo sanfranciscano às 15 horas com participação das associações de moradores, clubes de serviço, maçonaria e Ongs do município. A comunidade também está convidada a participar. Estarão presentes autoridades políticas e da área de segurança.

O Diário: "Programa Resgate: há 10 anos salvando vidas na Região NF"

O telefone de emergência toca. Imediatamente sirene e o motor são ligados rumo às ruas de Campos e região para salvar vidas. Esta é a rotina dos funcionários do Resgate – atendimento pró-hospitalar - que funciona numa parceria entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as prefeituras de Campos e São João da Barra. O serviço completa 10 anos neste mês de abril e o dia de ontem foi marcado por programação de comemoração e muito trabalho.O Programa Resgate já alcançou o patamar de mais de 100 mil atendimentos nesta década, uma média de 10 mil a cada ano. Sejam acidentados, vítimas de mal súbito, parturientes, entre outros, as cinco equipes distribuídas em pontos estratégicos da cidade buscam agilidade e segurança para prestar socorro. Durante a programação, panfletos foram distribuídos em frente à 10ª Delegacia da PRF, na Estrada do Contorno, numa logística que contou com o apoio do 56º Batalhão de Infantaria do Exército. À tarde, carreata com ambulâncias seguiu por pontos da cidade.Num intervalo de meia hora, duas ambulâncias saíram para atendimento: mal súbito na Rua Cora de Alvarenga, Parque Leopoldina, e acidente na Estrada do Contorno, Parque Rodoviário, onde três pessoas, entre elas uma criança, saíram feridas. O trabalho do Resgate atende a zona rural, como Dores de Macabu e Vila Nova, além das estradas federais, estaduais e municipais, praias e outros municípios, como São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra.As equipes contam com um total de 35 médicos, 25 motoristas e 40 técnicos em enfermagem. Segundo o técnico em enfermagem Wellington Paes Ferreira, 40 anos, a localização das ambulâncias em pontos estratégicos contribui em 100% na agilidade do atendimento. Outro fator é o atendimento domiciliar. “Diferente dos Bombeiros, nós socorremos pacientes em seus domicílios”, disse. Recentemente, o programa passou por uma avaliação da superintendência de assistência à saúde básica da Secretaria de Saúde de Campos para constatar a funcionalidade. O relatório com os dados já foi entregue ao superintendente, médico Otávio Cabral, que deve se pronunciar sobre o caso nos próximos meses.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Novo secretário de saúde assume em SFI

O prefeito Beto Azevedo através de portaria 205, publicada no Diário Oficial do município, nesta terça-feira, 07-04, nomeou o médico Fabiano Cordova Guimarães para exercer o cargo de Secretário Municipal de Saúde. Na portaria 206, o prefeito designou o médico Fabiano Cordova para atuar como gestor do Fundo Municipal de Saúde – FMS. Para exercer o cargo de diretor clínico do Hospital Manoel Carona foi nomeado o médico Hober Caminha Fasciane Júnior.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Serviço de Resgate da Polícia Rodoviária Federal pode acabar


Recebemos e-mail do médico Hélio Novais, no serviço de resgate da Polícia Rodoviária Federal nos comunicando um fato lamentável. Veja na íntegra o e-mail.
Paulo. Boa dia. Eu sou o médico do RESGATE da PRF que ontem socorreu a vitima de acidente que infelizmente teve a perna amputada. É com muito pesar que eu venho te informar que esse serviço de atendimento especializado em pré-hospitalar esta acabando. Vou explicar: o programa RESGATE é um convênio entre a Prefeitura Municipal de Campos e a Polícia Rodoviária Federal. O RESGATE teria por teoria o objetivo de atender as vitimas de acidentes nas estradas federais que cortam o município de Campos. Mas na prática o que acontece é que o programa RESGATE atende a todo o município de Campos e aos municípios vizinhos. Atendemos a acidentes nas estradas que ligam o município de Campos á Vitória, ao Rio de Janeiro, a São Fidélis, a São Francisco, a São João da Barra e a qualquer área onde se precise de socorro. Ontem você noticiou em seu Blog um acidente na estrada que liga São Francisco à Guaxindiba, sim nós do RESGATE e o corpo de Bombeiros fomos ao tal acidente, socorri uma pessoa que infelizmente teve a perna amputada. Mas será que poderei socorrer mais alguém que infelizmente venha precisar de mim? Infelizmente não sei te responder. O programa RESGATE é uma das poucas coisas boas da PMCG que ainda funciona adequadamente. Mas por ter sido criado em tempos de governo rival o programa, que nada tem de político, esta com os seus dias contados. Estou muito feliz por um lado: por ter em meu currículo centenas de vidas salvas por minhas mãos. Mas muito triste por outro, por saber que não poderei mais continuar com esse trabalho tão lindo e necessário. Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos, atenciosamente, um triste médico socorrista. Hélio Novais

domingo, 5 de abril de 2009

Acidente com moto em Fazendinha: gravidade do acidente obrigou médicos a amputar perna de pedreiro de Guaxindiba

Segundo populares o acidente em Fazendinha foi provocado por uma Saveiro que ao desviar de um buraco atingiu a moto com o casal ontem à noite.

Médicos salvaram a vida do pedreiro Edivaldo Brito de Lima, 42, mas infelizmente tiveram que amputar a perna esquerda. Foi uma cirurgia demorada, e, agora pela manhã fomos informados por um porta-voz do Hospital Ferreira Machado que Edivaldo está na UTI se recuperando e ainda não sabe que perdeu a perna. A esposa dele Janaina terá que ser transferida para a Beneficência Portuguêsa para cirurgia do fêmur. Por enquanto ela está na clínica médica do Ferreira Machado e não corre risco de morte.

Como foi o acidente

Segundo informações da Policia Militar o acidente ocorreu na noite de ontem, sábado, 04-04, por volta das 19 horas. O casal Edivaldo Brito Lima 42, e Janaina Caldeira Lima, 30, ambos numa moto Honda seguiam com destino a Guaxindiba onde moram. Em frente à Igreja Batista próximo a Fazendinha, uma Saveiro cuja placa não foi anotada ao desviar de um buraco colidiu com a moto. Segundo ainda populares o motorista da Saveiro, não identificado, teria fugido do local. Apesar de estarem utilizando capacete o casal teve ferimentos graves nos membros inferiores. Veja mais detalhe desta matéria aqui no Blog.