quinta-feira, 30 de outubro de 2014

"Novembro Azul" aborda diabetes e saúde do homem

Depois da campanha de prevenção do câncer de mama "Outubro Rosa", várias entidades se preparam agora para o "Novembro Azul". O programa tem foco duplo na saúde dos homens e na prevenção do diabetes.

A professora Marta Cordeiro, uma das lideranças de movimentos de campanha sde combate ao diabetes em São Francisco de Itabapoana está propondo e convidando a população sanfranciscana a  participar da campanha  “Novembro Azul 2014”, com uma confraternização do Dia Mundial do Diabético, que será comemorado no dia 14 de novembro.

“Sugiro a todas as famílias que coloquem uma luz azul na varanda. Que as pessoas vistam uma camiseta azul, pinte uma parede com um círculo azul, coloque no carro e na janela uma bandeirola azul”, diz.

Segundo Marta, esta mobilização objetiva conscientizar sobre esta doença, diabetes, uma doença silenciosa.

“A campanha é simbolizada por um círculo azul, que representa o céu e é a mesma cor da bandeira das nações unidas, que representa a união entre os países. O significado do círculo simboliza a vida, a mãe terra e a saúde. Nesta campanha ela simboliza a união global de diabetes.

Já para o tema da saúde do homem, em campanha nacional voltada especificamente para a realização dos exames preventivos do câncer de próstata, a rede de saúde vai estar mobilizada com mutirões dos ambulatórios de urologia.


Prevenindo o Diabetes
Com o objetivo de promover ações que conscientizem a população sobre a importância da prevenção e educação em diabetes, acontece, no dia 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes. A campanha é uma ação da International Diabetes Federation (IDF) e da Sociedade Brasileira de Diabetes. Na edição brasileira, a data será lembrada durante uma semana.

De 7 a 14 de novembro, estão programadas diversas atividades em todo o país, entre elas caminhadas, medições de glicemia e palestras educativas. Além disso, como aconteceu nos últimos anos, um grande número de monumentos serão iluminados de azul para lembrar a data. A lista de atividades e monumentos envolvidos na campanha poder ser acessados no hotsite do Dia Mundial do Diabetes, divididos por região. Além disso, a SBD já preparou os cartazes e folhetos da comemoração, que também podem ser visualizados e impressos no site.


Nenhum comentário: