quinta-feira, 26 de março de 2015

Inauguração de saneamento rural nesta quinta-feira (26), em Morro do bode



A prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, em parceria com o programa Rio Rural, vai inaugurar nesta quinta-feira (26), às 14 horas, o saneamento rural no assentamento de Tipiti, na localidade de Morro do Bode, zona rural do município.
                         
         O secretário de Agricultura, Edmar Henriques, explicou que essa é mais uma ação do programa Rio Rural, em parceria com a prefeitura, pela qual mais uma vez a população é beneficiada.  “ A instalação do sistema de fossa séptica traz muitos benefícios para os moradores e produtores rurais, sobretudo, no período de seca,  já que água utilizada na rotina da casa pode ser reaproveitada na irrigação de plantas”, destacou.

A solenidade de inauguração contará com a presença do deputado estadual e secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, do prefeito, Pedrinho Cherene, do vice prefeito, Amaro Barros, vereadores e  secretários municipais.

        O saneamento rural é uma das ações do Rio Rural para o desenvolvimento sustentável. Ao todo, o programa já investiu R$ 4,2 milhões na aquisição de cinco mil unidades de fossas sépticas biodigestoras, distribuídas entre produtores participantes em microbacias de 24 municípios das regiões Norte, Noroeste e Serrana. A previsão é que todas estejam prontas para o uso até janeiro de 2015, com apoio executivo da Emater-Rio.
         

     O prefeito Pedrinho Cherene destacou que pelo menos 200 fossas sépticas foram instaladas no município. “Já temos um número expressivo de famílias contempladas com a  instalação do sistema de saneamento rural, cuja tecnologia criada pela Embrapa permite a destinação adequada dos dejetos, evitando a poluição e o desperdício da água,  melhorando, assim, a qualidade de vida”, enfatizou. (Ascom SFI)

Nenhum comentário: